segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE

1º BIMESTRE
Participação no movimento A HORA DO PLANETA:
A “Hora do Planeta” é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. È uma iniciativa da rede W.W.F. (World Wildlife Fund) - “Fundo Mundial da Natureza”, é um movimento global para enfrentarmos as mudanças climáticas.
Durante a Hora do Planeta pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagarem as luzes pelo período de uma hora para chamarem a atenção a importância de nos movimentarmos para o combate ao aquecimento e destruição da camada de ozônio.
Para participarmos deste movimento, nossa sala terá de confeccionar convites para a comunidade escolar e para as mães. Também cartazes de divulgação, faixa grande com o slogan da campanha e organizarem uma passeata pela escola. A data marcada para a ação na escola é dia 25 de março. A Hora do Planeta, este ano, será dia 26 de março, as 20h30.


Período Colonial - CICLO DO PAU-BRASIL:
O primeiro grande desmatamento do nosso território foi durante o ciclo do pau-brasil. Os portugueses voltaram para Pindorama trinta anos depois do descobrimento entendendo que haviam deixado por aqui grande riqueza a ser explorada e intensificou o corte de madeira e “exportação” desta matéria-prima para a Europa. Este ciclo foi marcado pela escravidão dos nativos e a ocupação dos primeiros territórios.
Para entendermos este período de nossa História passaremos pelo estudo do descobrimento e o desenvolvimento do mercantilismo europeu. Este estudo será feito através de leitura e interpretação de textos, ilustrações, músicas, vídeos e roda de conversa.


A ÁGUA POR TODOS OS ASPÉCTOS.
Sistematizar os cuidados que devemos ter com nossos recursos naturais seguindo as orientações da “Unidade 2 do livro didático Porta Aberta – Ciências”, Editora FTD. Aspectos a serem sistematizados após sondagem de conhecimento prévio, pois o tema foi estudado em anos anteriores: a água está em toda parte do planeta, é um recurso natural indispensável a vida, as consequências do mau uso da água e as doenças que podem ser provocadas, a importância das matas ciliares, as áreas de mananciais, o desmatamento e o prejuízo que esta atividade causa na biodiversidade do planeta, tratamentos e o ciclo da água.




O LUGAR ONDE VIVO
Em toda História da humanidade olhamos para o céu como um lugar complexo e fascinante, mas esquecemos que fazemos parte dele, todo o universo está interligado. Iremos estudar as representações da Terra e do Sistema Solar através de mapas, globo, ilustrações, poesias, jogos corporais e vídeos. O período das Grandes Navegações estará em destaque e a História do desenvolvimento das tecnologias, desde as navegações portuguesas no século XVI até a chegada do homem na Lua no século passado.


2º BIMESTRE
LUGAR ONDE MORO.
Conscientização e desenvolvimento da auto-estima a partir do estudo da casa e arredores onde cada um mora. Pesquisa sobre o problema do lixo em sua comunidade, o que acontece com cada tipo de embalagem, os critérios da coleta seletiva e estudo sobre os aterros sanitários. A importância da conservação do solo e mananciais aqüíferos, o perigo das queimadas e desmatamentos ilegais. Acompanhamento das notícias sobre a votação das novas leis ambientais. Sistematizar os cuidados com nossos recursos naturais: A IMPORTANCIA DO SOLO E DA AGRICULTURA, seguindo as orientações do livro didático “Porta Aberta – Ciências” Unidade 3, Editora FTD. Construção de maquetes para representação da casa onde cada um mora reutilizando materiais considerados inúteis.


PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL.
Estudo do Período Colonial com ênfase na história dos nativos das terras brasileiras. O impacto que a chegada dos portugueses provocou na cultura indígena em todos os aspectos: moradia, alimentação vestuário e os problemas sociais ocorridos através desta intervenção. A História de Itaquaquecetuba e como os indígenas viviam na “terra das taquaras que cantam”.


A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
MATA ATLANTICA, PANTANAL, CAATINGA, CERRADO e AMAZÔNIA.
Informar sobre espécies endêmicas. Estudo da Flora e Fauna brasileiras. O relevo, hidrografia, clima e vegetação do Brasil.

EXPOSIÇÃO
CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS.
Durante o projeto haverá construção de brinquedos e jogos feitos com vários materiais. Biboquês, jogo de xadrez, amplulheta de areia, pé de lata, casa de boneca de caixa de sapato, dominó de caixa de fósforo, bolsa de caixa de leite, etc, que serão expostos para as outras salas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário